Desde o século XX comemora-se no dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher. Pensando no espaço em que mulheres conquistaram em diversos âmbitos da sociedade, economia e mercado de trabalho, a Semrush, uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, fez um levantamento para entender o comportamento de pesquisas sobre esse assunto aqui no Brasil. Os dados analisados percorrem as mulheres que representam lideranças ao redor do mundo, as personalidades mulheres mais buscadas e as perguntas mais buscadas com relação a vida da mulher em sociedade.
A primeira análise feita pela Semrush foi com relação às mulheres que ocupam espaços de liderança. A lista começa com o crescimento médio das 5 mulheres mais buscadas na internet. A primeira delas é Kamala Harris, um dos expoentes da política mundial e que foi eleita em 2021 como a primeira Vice-Presidente mulher e negra do Estados Unidos. Sua campanha foi marcada pelo ativismo pelas mulheres e pelos direitos do negors nos EUA, e com isso seu nome foi pesquisado mais de 96,4 mil vezes durante o ano passado.
A lista segue com Jane Fonda com o segundo maior crescimento médio, totalizando mais de 58,6 mil buscas. A atriz norte-americana é um expoente da luta das mulheres por igualdade em Hollywood, trabalhando em prol de equidade de salários e os mesmo direitos para atores e atrizes. Logo após, temos Malala com mais de 58,3 mil buscas em média no ano de 2020. A ativista paquistanesa foi baleada na cabeça por protestar pelo direito das mulheres terem direito à educação no país. Seu legado inspira muitas mulheres a irem em busca de seus sonhos de crescimento pessoal e profissional, mesmo que isso signifique enfrentar muitos obstáculos pelo caminho.
Em quarto lugar temos Greta Thunberg com mais de 55,5 mil buscas na internet pelo seu nome. Responsável pelo levante de ativistas do clima da Suécia, Greta foi o rosto por trás do movimento que se reúne às sextas-feiras em frente ao parlamento sueco para exigir medidas concretas para frear o aquecimento global no país e no mundo. E por fim, em quinto lugar temos Michelle Obama, esposa do ex-presidente americano Barack Obama, com mais de 47 mil buscas. Ela é dvogada e ativista da causa feminista no país, além de escrever livros e estrelar séries da Netflix. O documentário sobre sua vida conta como ela deu início a sua carreira e deu dicas valiosas para outras mulheres que estão na carreira empreendedora, assim como ela.
Confira o Top 5 mulheres mais buscadas:
1. Kamala Harris: 96,4 mil
2. Jane Fonda: 58,6 mil
3. Malala: 58,3 mil
4. Greta Thunberg: 55,5 mil
5. Michelle Obama: 47,7 mil
* Média de buscas online de janeiro de 2020 a dezembro de 2020 no Brasil
Sarah al-Amiri é a mais buscada
Olga Andrienko diz que a causa das mulheres tem ganhado cada vez mais expoentes falando sobre temas relevantes e ampliando a discussão sobre assuntos importantes para toda a sociedade. "É importante o reconhecimento de mulheres como líderes e especialistas naquilo que fazem de melhor e que recebam o mesmo retorno concedido a qualquer um. Por isso, é imprescindível que conteúdos de qualidade, principalmente o que são produzidos por mulheres, sejam bem trabalhados com boa otimização atingindo o maior número de usuários e colaborando para a presença dessas referências. Investir em técnicas pensando nesse objetivo será o futuro para os portais e veículos que buscam reconhecimento", completa Olga Andrienko, VP de Brand Marketing na Semrush.
Além delas, temos o crescimento percentual de interesse por mulheres líderes no mundo todo. Em primeiro lugar temos Sarah al-Amiri que somou mais de 3900% de crescimento nas buscas pelo seu nome. A atual ministra para Tecnologias Avançadas dos Emirados Árabes Unidos (UAE) e presidente na agência espacial nacional ficou conhecida como a engenheira que colocou os UAE na rota espacial, com o lançamento da sonda al-Amal, ou Esperança em português. Em segundo lugar, com o crescimento de 3883% nas buscas temos Cindy Bishop, tailandesa, modelo, atriz e apresentadora do "Asia’s Next Top Model", que foi nomeada embaixadora regional da boa vontade pela ONU Mulheres para a Ásia-Pacífico para promover a igualdade de gênero e enfrentar a violência doméstica.
A lista é seguida por Alicia Garza, uma das ativistas que em 2012 deu origem ao movimento mundialmente conhecido como Black Lives Matter, que conquistou um aumento de mais de 3778% na busca pelo seu nome. Em quarto lugar temos Patrisse Cullors, a companheira de Alicia na fundação desse movimento em prol de dar mais visibilidade à causa negra, principalmente as ligadas a mortes injustas de homens e mulheres negras, ligadas em sua maioria ao racismo. O nome dela teve um crescimento de mais de 3200% no último ano.
Em quinto lugar temos Sarah Gilberts a cientista que está por trás do desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus produzida pela Universidade de Oxford, ela angariou mais de 2262% de aumento no período levantado. Ela é seguida no ranking por Kamala Harris, citada anteriormente, ela é a Vice-Presidente dos Estados Unidos da América. Ela somou o aumento de mais de 2027% durante o ano de 2020 em que esteve em campanha.
O ranking é seguido por Anastasia Volkova, empreendedora e inovadora agrícola que usa a ciência e a tecnologia para lidar com questões de segurança alimentar, que somou mais de 1811% no aumento nas buscas por seu nome. Em oitavo lugar temos Kathy Sullivan, cientista, astronauta, escritora e executiva. Em 1978, foi uma das seis primeiras mulheres a ingressarem no corpo de astronautas da Nasa (agência espacial americana) e tem o feito de ser a primeira mulher americana a caminhar no espaço, o nome dela somou mais de 1296% de crescimento durante 2020.
Depois delas vemos Agnes Chow ativista pró-democracia de 23 anos, figura-chave dos protestos em Hong Kong batizados de "Movimento dos Guarda-Chuvas", em 2014. Seis anos depois, ela esteve entre os ativistas presos sob uma polêmica nova lei de segurança imposta por Pequim, e somou um aumento de 1050% nas buscas por seu nome. E por fim, temos Samia Nishtar que somou mais de 1036% no aumento durante o período analisado. Samia é líder em saúde global e desenvolvimento sustentável. Desde 2018, lidera o programa transformador Ehsaas de Alívio da Pobreza, que melhorou a vida de milhões de paquistaneses, fornecendo serviços bancários móveis e contas de poupança, além de outros recursos básicos.
Confira a lista completa:
1. Sarah al-Amiri: 3900%
2. Cindy Bishop: 3883%
3. Alicia Garza: 3778%
4. Patricia Cullors: 3201%
5. Sarah Gilbert: 2262%
6. Kamala Harris: 2027%
7. Anastasia Volkova: 1811%
8. Kathy Sullivan: 1296%
9. Agnes Chow: 1050%
10. Sania Nishtar: 1036%
*porcentagem do aumento de buscas online de janeiro de 2020 a dezembro de 2020 no Brasil