Conheça cinco países que declaram guerra aos EUA

Panamá, Croácia... Quais você sabe?

EUA | fatos desconhecidos
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os Estados Unidos não declaram guerra contra outro país desde a Segunda Guerra Mundial, quando o congresso americano aprovou uma ofensiva contra o Japão em 1941. No entanto, todos sabemos que forças americanas atuaram em dezenas de conflitos ao longo deste tempo sem guerras oficiais. O presidente Donald Trump, por exemplo, durante sua campanha nas eleições, prometeu sem medo nenhum intensificar os ataques contra o grupo autointitulado Estado Islâmico.

Hoje, as ideias de Trump, quanto à participação dos EUA em conflitos no exterior, são ambíguas, pois nunca sabemos o que esperar do republicano. Trump, por exemplo, defende que os EUA integrem uma coalizão internacional que promova operações "agressivas" contra o Estado Islâmico. E, sempre que pode, promete modernizar as forças americanas.

Agora, e se começarmos a pensar diferente? E se começarmos a pensar nas nações desprezam os EUA? Você sabe quais são? A lista é grande. Mas, e se melhorarmos e cenário: quais nações já tiveram coragem de declarar guerra contra os EUA? Conheça cinco país que não tiveram medo de desafiar a maior potência econômica do mundo.

1 - Panamá, 1989

Os detalhes da declaração "formal" de guerra do Panamá contra os Estados Unidos são incertos. Durante seu mandato, o presidente George Bush deu a entender que o ditador, Manuel Antonio Noriega, havia declarado guerra contra os Estados Unidos. A declaração nunca foi oficial. Mesmo assim, Bush usou a suposta ameaça para justificar uma invasão de seu país no Panamá.

2 - Estados de Barbary, 1801

Os quatro países muçulmanos que compunham a Costa Barbary (atual Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia) entraram em guerra contra os Estados Unidos logo após a eleição de Thomas Jefferson. Os chefes de Trípoli (parte da Líbia) exigiram 250 mil dólares do presidente para que navios norte americanos passassem por sua travessia sem serem perturbados. O governo, claro, recusou. Trípoli, então, declarou guerra contra os Estados Unidos.

3 - Dinastia Qing da China, 1856

No século 19, tanto a Inglaterra quanto a França estavam envolvidas na Segunda Guerra do Ópio, mais notavelmente na Batalha de Taku Forts, em Taku, na China. A dinastia Qing declarou guerra à Inglaterra e à França. Após enviar ajuda militar aos britânicos e acabar se envolvendo no conflito, os Estados Unidos também se tornaram alvo.

4 - Itália, 1941

Ao mesmo tempo em que a Alemanha declarou guerra aos Estados Unidos, estimulada pela declaração de guerra contra o Japão após o ataque a Pearl Harbor, a Itália aproveitou o momento e também declarou guerra aos Estados Unidos. Quatro dias após o ataque a Pearl Harbor, Benito Mussolini - ditador da Itália - fez a declaração de guerra da varanda romana da Piazza Venezia, dizendo: "Este é mais um dia solene para a Itália. É um evento memorável ??destinado a dar um novo rumo à história dos continentes. Os poderes do pacto de aço, a Itália fascista e a Alemanha nacionalista socialista, sempre ligados, participam hoje do lado do heroico Japão contra os Estados Unidos da América ... Italianos! Mais uma vez, surgir e ser digno desta história Nós vamos vencer".

5 - Croácia, 1941

A Croácia seguiu o exemplo da Alemanha e também declarou guerra contra os Estados Unidos. Fortemente influenciado pelo nazismo alemão, o objetivo do movimento croata de Ustaše de perseguir os sérvios e convertê-los ao catolicismo gerou um genocídio em massa. Cerca de 500.000 pessoas foram mortas. Pelo menos 100 mil foram mortos em campos de concentração.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES