O tamanduaí é o menor tamanduá do mundo. Ele pesa 300 gramas e tem 40 centímetros de comprimento, medindo da ponta do rabo até a ponta do nariz. A curiosidade é que tanto o rabo quanto o corpo do danado tem 20 centímetros cada um, ou seja, medem a mesma coisa.
O nome científico dele é Cyclopes didactylus. Ele mora no topo das árvores da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica nordestina e ele se mexe bem devagar.
FILHOTES
Os tamanduaís bebês são muito frágeis e precisam de muitos cuidados, por isso ficam o tempo todo com os pais. Para protegê-los, os pais carregam os filhotes nas costas. Essa tarefa é dividia entre o pai e a mãe, diferente das outras espécies de tamanduás, em que só a mãe cuida dos filhotes.
AMEAÇA
Para se defender dos seus principais predadores, como as aves de rapina, ele possui hábitos noturnos e costuma se esconder nos buracos das árvores. O olfato do tamanduaí também é bastante desenvolvido, o que ajuda a sentir de longe o cheiro de seus predadores. Mas sabe qual a principal ameaça a eles? A destruição das florestas em que eles vivem pela ação do homem.
Para que os tamanduaís continuem existindo na natureza, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil, estão estudando os seus hábitos e buscando formas de salvá-los.
?No Nordeste, os tamanduaís estão criticamente ameaçados de extinção, pois a Mata Atlântica está sendo destruída?, conta a pesquisadora, Flávia Miranda. Esse é um dos motivos pelos quais é muito importante a gente proteger as nossas florestas. A pesquisa tem apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.