Não é corante, muito menos montagem no Photoshop, mas sim a natureza dando mais um show. Em Melbourne – Austrália, um pequeno lago de água salgada localizado no Westgate Park, costuma ficar cor de rosa no verão. Atraindo milhares de turistas que querem aproveitar a oportunidade para fazer arrasar no Instagram, o fenômeno acontece graças ao resultado da fotossíntese.
As algas que crescem na crosta de sal na parte inferior produzem um pigmento vermelho – que nada mais é do que beta caroteno, como parte de seu processo de fotossíntese. Porém, tanta beleza tem um preço. Moradores da região estão incomodados com a inesperada quantidade de turistas no local e o governo chegou a emitir uma nota advertindo as pessoas para não entrarem no lago.
Resumindo, as águas cor de rosa são um resultado de altos níveis de sal, altas temperaturas, luz solar e falta de chuva. Sorte de quem pode observar de perto, porém é sempre bom lembrar que devemos ter consciência em relação à natureza, que é mais importante do que um bom feed no Instagram.