Muita gente não faz ideia do que seja um acelerador de partícula. Quando se fala nessa palavra, a pessoa não consegue imaginar o que seria isso.
Para quem não sabe os aceleradores de partículas são usados para aumentar a velocidade de partículas carregadas, tais como as partículas alfa e os prótons, para que elas possam bombardear núcleos atômicos estáveis, vencendo a repulsão que há entre eles.
A função do acelerador de partícula é sintetizar vários elementos conhecidos em laboratório.
Na terra o maior acelerador é o em o LHC, Large Hadron Collider(Grande Colisor Elétron-Pósitron). Esse acelerador pode atingir temperaturas de -271,9 ºC apenas utilizando 10 mil toneladas de nitrogênio líquido.
Esse aparelho fica localizado na cidade de Genebra, na Suíça e possui um tubo circular de 26,7km de circunferência e 7m de diâmetro, situado a cerca de 100m abaixo do solo.
O projeto foi idealizado pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN). Foram necessários 20 anos para ele ser construído e foram gastos cerca de 10 bilhões de dólares.
É possível fazer visistas pessoais ao acelerador. Os funcionários que trabalham no LHC organizam tours incríveis pelas instalações do acelerador totalmente de graça, basta você agendar o horário e estar perto da fronteira entre a França e a Suíça.