Um garoto da Indonésia identificado como Rapi Ananda Pamungkas, de apenas dois anos de idade fuma 40 cigarros por dia. Segundo Marati, mãe da criança, ele fuma desde os dois meses e afirmou ao Daily Star que ela é a responsável por sustentar o hábito do filho.
Estatísticas da Organização Mundial de Saúde apontam que cerca de 200 mil habitantes do país morrem por causas decorrentes do vício em cigarroE cerca de 9% dos Indonésios abaixo dos 18 anos também fumam regularmente
O menino começou pegando as bitucas de cigarro no chão do mercado de Sukabumi, Indonesia e o gosto de Rapi pelo fumo cresceu rapidamente quando clientes do local começaram a incentivar o hábito, comprando cigarros para o garoto.
A mãe admitiu sustentar o vicio do filho. Maryati alegou que a criança não consegue dormir e tem 'ataques de raiva' sem fumar. Ela também afirmou que o filho 'ficou histérico' todas as vezes em que ela e seu marido tentaram cortar o hábito O pai do garoto, que também é fumante, disse estar impressionado com a habilidade do filho. "Nem eu fumo com tanta frequência", declarou.
Os pais tornaram o problema público tentando solucioná-lo. As autoridades locais até agora se recusaram a falar sobre as imagens.
O caso do garoto chama a atenção aos problemas da Indonésia com o cigarro. Um terço da população adulta do país é fumante, uma das maiores porcentagens do mundo.