Curiosidades sobre a F1 nunca reveladas: saiba todos os títulos do Brasil na história

País tem o terceiro maior número de conquistas na história da categoria; Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna acumularam oito títulos ao todo

Na Fórmula 1, relembre todos os títulos do Brasil na história da corrida mundial | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Brasil no mundial - Uma das nações de maior história na F1, perdendo apenas de Reino Unido e a Alemanha no ranking de títulos por país, o Brasil já viu grandes pilotos conquistarem uma das maiores glórias do automobilismo mundial em oito ocasiões. Três pilotos brasileiros estão no hall de vencedores de um Mundial de F1: o bicampeão Emerson Fittipaldi foi o primeiro e abriu as portas, seguido pelos tricampeões Nelson Piquet e Ayrton Senna.

1º - Emerson Fittipaldi (1972) - A bordo de sua clássica Lotus 72 preta e dourada, Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro campeão de F1. O "Rato" como era chamado, superou o rival Jackie Stewart, após ele sofrer com uma úlcera ao longo da temporada, ganhou cinco de 12 corridas e, em Monza, conquistou o caneco com duas rodadas de antecedência. "Foi uma afirmação do piloto brasileiro no cenário internacional", disse Emerson em entrevista.

2º - Emerson Fittipaldi (1974) - Depois da aposentadoria do rival Jackie Stewart, campeão no ano anterior, Fittipaldi rivalizou com Clay Regazzoni e Jody Scheckter na busca pelo título de 1974. O brasileiro foi um dos sete pilotos a subir no lugar mais alto do pódio ao longo de 15 GPs. O triunfo de Emerson veio com um quarto lugar em Watkins Glen (Estados Unidos) após problemas enfrentados pelos rivais diretos. Na etapa nova-iorquina, Scheckter abandonou com problemas na injeção de combustível, enquanto Regazzoni voltou à pista com quatro voltas de atraso após trocar um amortecedor defeituoso.

3º - Nelson Piquet (1981) - Um ano depois de ser jogado no muro no Canadá por Alan Jones, dando adeus às chances de título, Nelson Piquet enfim conquistou a glória em Las Vegas, em 1981. Foram três vitórias em um campeonato equilibradíssimo. Na etapa decisiva nos Estados Unidos, o brasileiro superou dores no pescoço, chegou em quinto e conquistou o Mundial por apenas um ponto de diferença para o rival Carlos Reutemann. 

4º - Nelson Piquet (1983) - Primeiro vencedor da história em um carro com motor turbo, Piquet chegou ao bi no GP da África do Sul de 1983. Em Kyalami, Nelson assumiu a liderança depois da largada, abriu vantagem antes de ir aos boxes e ainda viu os rivais Alain Prost e René Arnoux abandonarem. A Brabham, por sua vez, se destacou ao longo do ano na tática em pit stops com reabastecimento - inventados pela equipe no ano anterior. O brasileiro foi campeão por dois pontos de vantagem sobre Prost.

5º - Nelson Piquet (1987) - A temporada começou com briga apertada entre Piquet, Mansell, Senna e Prost, mas eventualmente ficou mais restrita às Williams. E se 1987 foi a maior glória, também foi o ano do principal acidente na carreira do brasileiro: em Ímola, Nelson bateu de forma violenta na Tamburello e passou a sofrer com problemas na visão. Ao longo da temporada, Piquet acumulou 12 pontos sobre o companheiro Mansell e viu o tri se confirmar em Suzuka, quando o inglês não disputou o GP do Japão, após um acidente durante um treino.

6º - Ayrton Senna (1988) - Uma das temporadas mais memoráveis da história da F1. Recém-chegado à McLaren, a bordo do clássico MP4/4, Ayrton Senna disputou corrida a corrida com seu rival - e companheiro - Alain Prost. Os dois se alternaram na dominância, venceram 15 de 16 etapas pela equipe britânica e a decisão ficou para a reta final. Com uma rodada de antecedência, no GP do Japão, o brasileiro fez uma grande corrida de recuperação após cair para o 16º lugar na primeira curva e venceu a prova, carimbando o primeiro título da carreira.

7º - Ayrton Senna (1990) - Mais um ano de rivalidade Senna-Prost, agora com o francês na Ferrari. Foram seis vitórias do brasileiro e cinco de Alain até o GP do Japão, este similar - e ao mesmo tempo, inverso - ao do ano anterior. Em 1989, Prost jogou Ayrton para fora e foi campeão do mundo após o rival ser desclassificado. Em 1990, o paulista retrucou e acabou com a corrida do ex-companheiro pouco após a largada, garantindo o segundo título da carreira.

8º - Ayrton Senna (1991) - Saiu o rival Prost, entrou o rival Mansell, mas o campeão permaneceu o mesmo: Ayrton Senna. Enquanto o inglês sofreu com a confiabilidade no início do campeonato, o brasileiro conquistou os quatro primeiros triunfos do ano. O mais épico foi em Interlagos, na primeira vitória de Senna no GP do Brasil - a famosa corrida só com a sexta marcha nas últimas voltas. Mansell se aproximou ao longo do campeonato, mas viu as chances acabarem ao passar reto na décima volta, no GP do Japão. Coube a Ayrton ganhar posições, ceder a vitória ao companheiro Gerhard Berger e, após cruzar em segundo, tornar-se tricampeão do mundo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES