Origem Americana: Proposta por Sonora Dodd em 1910, nos Estados Unidos, aconteceu a primeira celebração do Dia dos Pais, sedno inspirada pela força e determinação do seu próprio pai, que criou seis filhos como um pai solteiro.
Data Variável: Em todo o mundo, a data de comemoração do Dia dos Pais varia. Aqui no Brasil e nos Estados Unidos é no terceiro domingo de agosto, enquanto que em outros lugares como Itália e Portugal, é comemorado no dia 19 de março.
Conexão Religiosa: Em alguns lugares do mundo, o Dia dos Pais está associado a figuras religiosas, como São José no catolicismo. A escolha dessa data comemorativa pode refletir significados religiosos e culturais.
Nenhum Feriado Universal: Mesmo sendo celebrado em muitos países, o Dia dos Pais não é um feriado público em todos os lugares. Sua observância acaba variando amplamente de região para região.
Presentes Tradicionais: São muitos que temos na lista, as gravatas são um dos presentes mais comuns no Dia dos Pais nos EUA. Essa tradição começou nos anos 1920 e persiste até hoje.
Um Dia Oficial nos EUA: Somente nos anos de 1972, o Dia dos Pais foi oficializado como um feriado nacional nos Estados Unidos, durante a presidência de Richard Nixon.
Símbolo Floral: As rosas são frequentemente associadas ao Dia dos Pais. Uma rosa vermelha significa que o pai está vivo, e uma branca é usada para lembrar um pai falecido.
Celebrado em Mais de 50 Países: O Dia dos Pais é reconhecido em mais de 50 países ao redor do mundo, cada um com suas tradições e maneiras únicas de celebrar.
Uma Celebração Relativamente Nova no Brasil: No Brasil, o Dia dos Pais começou a ser celebrado apenas na década de 1950, promovido por uma campanha publicitária com o objetivo de aumentar as vendas no comércio.
Uma Data para Todos os Pais: Em alguns países, o Dia dos Pais é uma celebração inclusiva que também honra padrastos, avôs, tios, ou qualquer figura paterna significativa na vida de alguém.