Como a aproximação do fim de 2019, retrospectivas da década tomam conta da internet. Mas surge a dúvida, afinal a década termina quando? Seria no final deste ano ou apenas em 2020? O debate é comum quando o perído de dez anos chega perto do seu fechamento.
Para esclarecer a dúvida, o R7 conversou com professor de história da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Jean Marcel Carvalho França. “Não temos o ano zero, então, tecnicamente, começamos a contagem a partir do ano um e, portanto, a década termina em 2020”, explica França.
Nosso calendário, assim como maioria do Ocidente, foi alterado no século 16, para o Gregoriano, estabelecido em 1582 pelo Papa Gregório XIII. A contagem dos anos é baseada em antes e depois do nascimento de Cristo.
Mas para o professor, o que realmente importa e tem mais apelo cultural, são as datas simbólicas e o recorte que fazemos do nosso próprio tempo. “Para maioria da população, a década termina quando ela encerra nos dois dígitos, mesmo sem o ano zero, simbolicamente essa força da crença é muito grande”, conclui França.