Um dente de um tubarão pré-histórico gigante desapareceu na Costa do Nigaloo, Patrimônio Mundial da Austrália. A espécime era de um predador cuja morte é estimada em cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Conforme a "BBC", a peça foi furtada do parque, uma área de preservação localizada no oeste do país.
Peça valiosa
Valioso para colecionadores, o dente de oito centímetros fazia parte da arcada dentária de um Megalodonte, uma das maiores e mais poderosas criaturas que se tem notícia. O gigante apareceu na era geológica Cenozoica. As autoridades atribuem o sumiço à ação de criminosos, que teriam usado um machado ou um cinzel para arrancar o dente.
Um dos raros vestígios do Megalodonte na Área de Patrimônio Mundial da Costa do Nigaloo, o dente tinha a localização conhecida por poucas pessoas, segundo Hogstrom. Era uma das duas peças de arcada dentária guardadas no local preservado pela Unesco. A peça roubada, porém, não estava à disposição do turismo local.
O relato de desaparecimento foi enviado às autoridades na sexta-feira. A suspeita é de que os criminosos tenham cometido vandalismo e quebrado as leis de conservação do parque.
Sobre a espécie
O Megalodonte, que podia chegar a 18 metros de cumprimento e pesar até cem toneladas, teve a extinção estimada para 1,6 milhão de anos atrás. De acordo com a "BBC", a espécie era 30 vezes mais pesada que o maior tubarão branco.