Desastrosas; Veja essas 6 jogadas de marketing que deram muito errado - 6. A derrota do McDonald's

Essas ideias podiam ser perfeitas no papel, mas ao serem executadas foram um desastre - 6. A derrota do McDonald's

Slide 6 de 6

6. A derrota do McDonald's

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984 foram um dos primeiros na história a gerar lucro à cidade organizadora — isso porque o Comitê reuniu um time de patrocinadores de peso, que incluía o McDonald's. A rede de fast food, então, criou uma grande promoção para o evento.

Funcionava assim: cada pedido no McDonald's dava um cartãozinho com uma prova olímpica. Se os Estados Unidos ganhassem medalha naquela prova, o cliente ganhava um item de graça: uma Coca para o bronze, batatas fritas para a prata e um Big Mac para os ouros. Uma maneira genial de unir a torcida com o fast food, né?

O problema é que o McDonald's calculou a promoção de acordo com as medalhas que os EUA ganharam em Montréal 1976: 94, sendo 34 de ouro. Porém, os países comunistas — campeões em diversas modalidades — boicotaram as Olimpíadas de Los Angeles. Várias medalhas caíram no colo dos EUA, que terminaram com 83 ouros e 174 pódios, no total. 

Em muitos restaurantes, tinha mais gente resgatando produtos de graça do que comprando — até o ponto em que os Big Macs começaram a acabar. Ainda assim, a rede continuou com essa promoção até o fim... O prejuízo nunca foi revelado, mas estima-se que tenha sido de dezenas de milhões de dólares.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES