Descubra 5 partes do corpo que até há pouco tempo não se conhecia - 1. O interstício

Conheça as cinco partes da anatomia humana que até recentemente não sabíamos que existiam, e tampouco para o que serviam. Curioso? - 1. O interstício

Slide 1 de 5

1. O interstício

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O interstício é o ‘órgão’ mais recente a ser descoberto. Trata-se de uma rede de cavidades de colágeno e elastina, repleta de líquido, presente dentro e entre os tecidos do corpo humano.

Foi identificado por uma equipe de patologistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova Iorque (NYU), nos Estados Unidos, graças aos avanços tecnológicos da endomicroscopia ao vivo, que mostra em tempo real a histologia e estrutura dos tecidos. A pesquisa foi publicada em março de 2018.

Trata-se de uma ‘estrutura’ conectiva que se estende por todo o corpo e pode ser nada menos do que um dos maiores órgãos do corpo humano.

Estes tecidos estão localizados por baixo da pele, recobrem o tubo digestivo, os pulmões e o sistema urinário, rodeiam as artérias, veias e fáscias (estrutura fibrosa onde se fixam músculos).

Os cientistas têm várias teorias sobre a sua função. Acreditam que pode ser importante para explicar a metástase do câncer, o edema, a fibrose e o funcionamento mecânico de tecidos e órgãos do corpo humano.

Pode atuar também como um amortecedor para impedir que os tecidos do corpo se rompam com o funcionamento diário — que faz com que os órgãos, músculos e vasos sanguíneos se contraiam e se expandam constantemente.

Além disso, acreditam que essa rede de cavidades funciona como uma via expressa para a movimentação dos fluidos.

Alguns especialistas, no entanto, não o consideram um órgão. Mas reconhecem que isso não diminui necessariamente sua importância.

Slide 1 de 5
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES