🍺 Descubra algumas curiosidades sobre as cervejas que quase ninguém sabe

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e é tão antiga quanto o vinho.

Cerveja | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

🍺Você sabia que a cerveja é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e é também, tão antiga quanto o vinho. Por ser criada há tanto tempo, a loira, que muitos chamam de gelada desperta diversas curiosidades. Descubra algumas em nossa matéria:

A garrafa marrom protege a bebida: A escolha dessa cor não foi aleatória e tem uma finalidade, preservar a qualidade do líquido. Essa cor marrom desempenha o papel de guardar, filtrar os raios ultravioletas que têm o potencial de atrapalhar o sabor e o aroma da cerveja.

Embalagens verde ou transparente: Não protegem o líquido contra os efeitos da luz solar, podendo apresentar mudanças indesejadas. Comumente, essas garrafas são preenchidas com variedades distintas de lúpulo, que é a planta trepadeira que pertence à família das canabináceas. 

Beber a cerveja em copo ou em lata faz diferença: Em geral, especialistas sugerem que as cervejas sejam tomadas em copos feitos de vidro ou então de cristal, por causa da sua característica impermeável e menor porosidade comparada com embalagens de consumo convencional. Já as latas e as garrafas feitas de PET,  influenciam na composição química do produto, causando alterações no seu sabor.

Cervejas deram origem às geladeiras: Pouco conhecida essa informação, as geladeiras foram originadas devido às cervejas. A alta procura da cervejaria Spaten impulsionou o engenheiro alemão Carl Von Linde a criar um sistema de refrigeração inovador. Sistema esse, prático que viabilizou a manutenção da fermentação da bebida.

Uma das bebidas mais antigas do mundo: A cerveja é figura cativa entre as bebidas mais antigas de toda a história humana. Os primeiros vestígios desse líquido remontam a aproximadamente 8 mil anos a.C., que foram encontrados na região da Mesopotâmia. 

Londres já foi inundada por cerveja: No dia 16 de outubro de 1814, um "furacão" de cerveja assolou Londres, causando aproximadamente 8 mortes. E ficou conhecido como "Beer Flood", do rompimento do tanque principal de uma cervejaria, a "The Meux", gerando uma onda com 4,5 metros de altura, o que liberou cerca de 1 milhão de litros da bebida pelas ruas da cidade.

Espuma é sinônimo de qualidade: A presença das espumas nas cervejas revela a sua qualidade. A formação da espuma envolve uma reação química entre o gás, o carbono e proteínas, criando um papel vital ao acabar com a oxidação da bebida, resultando num sabor desagradável. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES