Descubra o que acontece ao corpo quando se come demais - Saciedade

Só de pensar nisto está a ficar com fome? Então continue e a ler! - Saciedade

Slide 3 de 4

Saciedade

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Embora apenas três hormônios sejam em grande parte responsáveis por gerar a sensação de fome, são necessários cerca de uma dúzia para nos fazer sentir saciados.

Alguns deles, GIP e GLP-1, são responsáveis por estimular a produção de insulina para regular a metabolização dos hidratos de carbono. Vários outros hormônios estão envolvidas na desaceleração da movimentação dos alimentos dentro do estômago, para dar tempo ao corpo de fazer a digestão.

Para pessoas obesas que têm baixos níveis de grelina, pode ser que altos níveis de insulina, necessários para metabolizar uma dieta rica em carboidratos, estejam inibindo a produção de grelina.

Dois são essenciais para reduzir a sensação de fome: CKK e PYY. Em pacientes com banda gástrica ajustável, que reduz o tamanho do estômago, o PYY é particularmente alto. E contribui para a perda de apetite.

Embora o estômago tenha um sistema hormonal para informar ao cérebro quando está vazio, isso geralmente é aumentado pela associação que fazemos entre a fome e os períodos do dia. Portanto, mesmo que tenha almoçado muito bem, ainda pode sentir fome no jantar.

"Se come sempre um pedaço de chocolate ou um petisco depois do jantar, quando se senta no sofá para ver televisão, o seu corpo pode começar a associar o hábito de sentar-se no sofá com ver televisão e comer algo agradável, e, como resultado, quando vai para o sofá, sente desejo", diz Karolien van den Akker, investigadora do grupo Centerdata.

"Isso pode acontecer até quando está saciado; quando as suas reservas de energia estão cheias". 

Comer demais não é mau, explica Van den Akker. Diferentemente do diagnóstico clínico de compulsão alimentar, em que quantidades muito grandes de comida são consumidas num curto espaço de tempo, sendo geralmente associada a sentimentos de repulsa, culpa ou vergonha, comer demais pode ser visto simplesmente como um hábito que as pessoas não gostariam de ter.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES