Sabe-se que fazer uma grande refeição antes de começar a tomar cerveja pode ajudar. Isso se dá porque o álcool não entrará no sangue tão rapidamente devido ao alimento que também está sendo absorvido.
No corpo das mulheres o álcool é processado de forma mais lenta que no dos homens, devido ao fato de que eles possuem mais tecido muscular, pois os músculos possuem mais água, o que dilui o álcool. As mulheres também possuem menos quantidade da enzima que decompõe o álcool.
Nos primeiros 5 minutos após o primeiro gole: o álcool vai para o estômago, onde é absorvido pela corrente sanguínea e, em seguida, viaja por todo seu corpo, incluindo seu cérebro e seus músculos.
Aos 10 minutos: Seu corpo vê o álcool como um veneno, e tenta se livrar dele o mais rápido possível.
Aos 15 minutos: Nessa tentativa, uma enzima que converte o álcool em produtos químicos, incluindo acetaldeído (bastante tóxico e um grande fator de contribuição para a ressaca no dia seguinte) é produzida. Em seguida o ácido acético surge e, finalmente, ácidos gordurosos e água.
Aos 20 minutos: Você geralmente começa a sentir os efeitos do álcool, o que inclui sentimentos de felicidade ou outras emoções.
Aos 45 minutos: Entre este tempo e 90 minutos o nível do álcool no corpo atingirá o pico.
Mais de 60 Minutos: É provável que você precise urinar frequentemente, pois o álcool é um diurético, o que o desidrata. Se você parar de beber é provável que você se sinta sonolento, mas devido à desidratação sua qualidade de seu sono não será boa.
Entre 12 e 24 horas: Quando você acordar vai provavelmente sentir um dos muitos sintomas de uma ressaca, tais como dores de cabeça, tonturas, sede, palidez e tremores, a maioria dos quais são causados pela desidratação. Seu corpo ainda estará tentando lidar com qualquer tipo de álcool em excesso em seu organismo.