Descubra por que o ronco é muito mais perigoso do que você pensa

O ronco ocorre quando algo restringe o fluxo de ar durante o sono. O que faz com que certos casos de ronco coloquem a vida em risco.

Ronco | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mesmo muita gente achando que roncar é simplesmente um efeito colateral irritante e embaraçoso durante o sono, roncar, pode ser muito mais perigoso do que imaginamos, porque o ronco é um sinal chave de apneia obstrutiva do sono, um distúrbio grave no qual a pessoa para de respirar por 10 segundos ou mais de cada vez. Além, de ressonar, aumenta o risco de um ataque cardíaco, derrame e vários problemas de saúde. Fazendo com que certos casos de ronco coloquem a vida em risco.

O que é o ronco? Ele acontece quando o ar não consegue fluir facilmente pela boca ou nariz. E quando acontece isso, o ar é forçado através de uma área obstruída, fazendo com que os tecidos moles da boca, nariz e garganta se esbarrem uns nos outros e vibrem. Essa vibração cria o som do ronco.

Em algum momento da vida, o ronco se torna comum e todo mundo faz isso. Porém, é mais comum nos homens com mais de 50 anos de idade que estão com sobrepeso ou obesos.

Causas do ronco: Vias nasais bloqueadas, tônus muscular fraco na garganta e língua, tecido volumoso na garganta, uso de álcool e drogas, posição na hora de dormir ou privação de sono.

Segundo um estudo do sonom foi descoberto que a intensidade do ronco se relaciona ao risco de aterosclerose carotídea, que é o estreitamento das artérias no pescoço por causa de depósitos de gordura. Podendo eventualmente resultar em um derrame, doenças cardíacas, arritmia ou outras.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES