Donos de pets gostam de compartilhar as refeições de casa com os seus cachorros. Mas, esse não é um hábito mais saudável: para os animais é mais vantajoso quando eles consomem apenas a ração indicada para eles. Mesmo assim, existem alguns alimentos que são bastante perigosos. O metabolismo dos cães é muito diferente do nosso, e em algumas comidas existem substâncias altamente tóxicas para eles, levá-los até à morte. Veja a seguir quatro animais que você talvez nem imagine.
🥑 Abacate tem uma toxina, a "persina", que é produzida para combater o ataque de fungos. É totalmente segura para humanos e muito tóxica para os cães. Quando o cão consume a fruta, ele tem contato com a toxina, podendo ocorrer o caso de líquidos começarem a acumular nos seus pulmões e até no coração do bichinho, levando-o à morte. É importante lembrar que a persina fica presente em todas as partes do abacate, incluindo a folha. E se ele consumir o caroço do abacate, pode sofrer uma asfixia ou uma obstrução do trato digestivo.
🍇 Uva podem causar insuficiência renal nos cachorros muito rapidamente. Não são todos que irão reagir mal à toxicidade dessa fruta, porém, existe um estudo que comprova que muitos cães morreram após comer uvas.
🍫 Chocolate contém elementos químicos, entre eles, a teobromina e a cafeína, que é de difícil digestão para os cães. Quando comem, eles podes apresentar dores de estômago, vômitos, diarréias e ainda desidratação.Urgente: o caso ainda pode evoluir a um quadro muito mais sério, ocasionando ataques cardíacos, hemorragias internas, tremores musculares, convulsões e a morte.
🧅 Cebola é um ingrediente usado na maioria das receitas no Brasil, e é altamente tóxica para os cachorros, por ela tem tiossulfato, que é uma substância inofensiva a seres humanos, mas nesses animais, ela modifica a parte interna dos glóbulos vermelhos, chamada de hemoglobina, a responsável por carregar o oxigênio para todo o corpo. Com o consumo de cebola pode levar o cão a uma anemia fatal.