Se você é fã de cerveja, mas, quando o assunto são as variedades que existem, você não é lá um superentendedor, encontramos uma explicação simples e objetiva sobre qual é a diferença que existe entre a bebida convencional, as cervejas do tipo lager e ale. Aliás, você sabe o que difere uma da outra?
A culpa é do processo
De acordo com Rik Sargent, do site How it Works, as cervejas são todas as bebidas alcóolicas produzidas principalmente a partir do lúpulo, cereais, água e levedura. Assim, primeiro os grãos são aquecidos com a água — para que eles liberem açúcar no líquido — e, depois, o lúpulo é adicionado para que ele dê à mistura o sabor (e o amarguinho) que vai contrastar com o gostinho doce resultante dos açucares.
É tudo cerveja, só que diferente (We Love Craft Beer)
Então, a levedura é agregada — e é ela quem reage com o açúcar para produzir álcool e dióxido de carbono. As bebidas do tipo lager e ale são cervejas também, evidentemente, mas são produzidas através de um processo de fermentação um pouquinho diferente.
Segundo Rik, no caso das ales, a levedura costuma ficar em suspensão e começa a fermentar a bebida em temperaturas um pouquinho mais altas, entre os 15 e 24 graus Celsius. Já para a produção das lagers, a levedura empregada geralmente se concentra no fundo do recipiente usado na sua fabricação e começa a fermentar a bebida em temperaturas mais baixas, rondando entre os 5 e 12 graus.
Por conta desse processo, as cervejas do tipo lager levam mais tempo para serem preparadas do que as ales, sem falar que as temperaturas mais baixas inibem a produção de ésteres que, conforme explicou Rik, são os responsáveis pelos aromas e sabores mais frutados que as cervejas do tipo ale costumam apresentar.