Desfralde: muita calma nessa hora!

Para ajudar neste caminho tão complicado, a mãe e publisher Maíra Lot Mícales escreveu o livro Cocô, Xixi e Pum: Adeus Fralda!.

| iStock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

São muitas as publicações que encontramos na internet como: “Desfralde em três dias”, “Desfralde agora”, “Como desfraldar o seu bebê?”, entre outras. Mas a verdade é que cada criança é única e o processo de cada uma precisa ser respeitado.

Os pais e educadores costumam fazer de tudo para concluir o desfralde, tentam todas as técnicas e buscam não traumatizar a criança para que o tempo de maturação deste processo não se prolongue ainda mais.

Para ajudar neste caminho tão complicado, a mãe e publisher Maíra Lot Mícales escreveu o livro Cocô, Xixi e Pum: Adeus Fralda!. Publicado pela Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro, a obra apresenta uma proposta diferente: para provocar a atenção dos pequenos, a divertida história é contada pela visão dos personagens Cocô, Xixi e Pum (temas preferidos de muitas crianças), ilustrados por Thiago Egg. Para os pais e cuidadores, o guia completo escrito pela pediatra doutora Gilda Porta, presidente do Departamento Científico de Hepatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Ambas as estratégias tornam-se perfeitas, pois podem ser compartilhadas com um momento de entretenimento e aprendizado.

Confira algumas das preciosas dicas:

  1. As crianças sempre entendem mais de forma lúdica;
  2. Prestar atenção no desenvolvimento motor, ou seja, se ela anda, fala, sabe quais são os cômodos da casa, entre outras questões;
  3. Se atente aos sinais. As vezes as crianças ficam incomodadas com a fralda e isso pode ser um passo significativo no processo;
  4. Exemplos. A criança presta atenção em tudo, portanto, o redutor de assento pode ser uma boa saída, uma vez que ele vê as outras pessoas sentadas o vaso sanitário;
  5. Preste muita atenção nos mitos, como exemplo, não poder voltar atrás no desfralde. O mais importante é respeitar a criança e seu tempo.

Essas e outras orientações estão na obra Cocô, Xixi e Pum, publicada pela Caminho Suave, editora que ajudou a alfabetizar mais de 40 milhões de brasileiros. Agora, é só começar e prestar atenção em todos os detalhes. Não esqueça também de comprar calcinhas e cuecas. O pequenos vão precisar!

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES