Dia das Bruxas: Como lavar corretamente as fantasias

Já as fantasias em poliéster sem adereços, por exemplo, podem ser lavadas na máquina com sabão líquido neutro, utilizando sacos de proteção durante o ciclo de limpeza

| Reprodução internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro em alguns países, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, o Dia das Bruxas vem se tornando cada vez mais popular, principalmente no universo infantil. Escolas ou até mesmo festas de aniversário são inspiradas na data, que pede uma fantasia especial para que todos possam curtir em grande estilo. Durante as semanas que antecedem o período, é normal dar aquela checada na fantasia para verificar se está limpa e livre de manchas. Mas, muitas pessoas acabam guardando este tipo de vestuário sem lavar, se esquecem de colocar para arejar ao longo do ano ou não armazenam da forma correta. Tais fatores podem comprometer a qualidade do tecido. Para que isso não aconteça, a especialista em cuidados têxteis, Marinês Cassiano, dá importantes dicas que ajudam a conservar a peça por mais tempo.

O primeiro passo é verificar o tipo de tecido e a existência de manchas, se há pedrarias, aplicações, bordados, lantejoulas, estamparias, entre outros. Feito isso, separar as opções claras das escuras. “Esse tipo de roupa é produzida com tecidos delicados, com fibras finas e frágeis. Em grande parte dos casos, aconselhamos que lavem as fantasias na mão, com movimentos suaves para não prejudicar o tecido e suas aplicações. Vale ressaltar que os adereços em sua grande maioria não podem ser lavados, devido a sua fragilidade. Para retirada de manchas, aconselhamos procurar uma lavanderia especializada”, relata Marinês Cassiano.

Para verificar se a peça solta tinta, basta efetuar um pequeno teste. “Umedeça um chumaço de algodão ou um tecido branco de algodão com uma solução de água e detergente líquido neutro. Em seguida, esfregue no tecido da fantasia, procure um local pouco visível, como a barra, um bolso interno, entre outras. Se o teste apresentar transferência de cor, recomendamos que a peça seja lavada separadamente, para não manchar outras roupas. Lembramos ainda que os artigos em duas ou mais cores requerem uma atenção dobrada, pois podem manchar a própria peça. Tecidos com baixa solidez de cor podem também apresentar desbotamento”, revela a especialista.

Já as fantasias em poliéster sem adereços, por exemplo, podem ser lavadas na máquina com sabão líquido neutro, utilizando sacos de proteção durante o ciclo de limpeza. Neste caso, o ideal é lavar apenas com peças leves e da mesma cor utilizando o ciclo delicado da máquina. Para secar, o ideal é não utilizar secadora e a recomendação é optar por locais ventilados e à sombra, pois o sol poderá causar manchas e desbotar a cor do tecido e seus adereços. As fantasias devem ser armazenadas em sacos de TNT e o ideal é que, a cada três meses, sejam retiradas do armário e colocadas para arejar. Dessa maneira, é possível conservar a fantasia por muito mais tempo.

“Vale ressaltar que as opções em couro ou camurça não podem receber qualquer tipo de limpeza, ou seja, é preciso que haja mão de obra profissional para remover resíduos, tirar manchas, hidratar e proporcionar mais maciez”, finaliza.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES