A rainha do mar, Iemanjá. Além disso, ela é a dona da fertilidade e de grande poder. Em 2022, a orixá comanda, pois é a regente do ano. Mais ainda neste dia 2 de fevereiro, data que é comemorado o dia da entidade espiritual cultuada por tanta gente.
Para o Pai Germano de Oxóssi, sacerdote da umbanda, Iemanjá representa o império das águas e da prosperidade. "Iemanjá é a deusa do oceano e do mar. Ela também é a senhora de todas as cabeças. Segundo os cultos africanos, é a orixá da fertilidade. Inclusive, os demais orixás se originam dela. Devemos aguardar prosperidade, equilíbrio e aconchego'’ revela.
Iemanjá está ligada a causas afetivas. "O enlace e a prosperidade, por exemplo. É um orixá com desenvoltura e equilíbrio entre o maternal, o carinho e a riqueza. Iemanjá mostra novos caminhos, jornadas assertivas e bons negócios", assegura Pai Germano.
A orixá representa a força da natureza. "Iemanjá tem uma energia significativa para garantir estabilidade e segurança. Ela é a grande mãe de espiritualidade afro", acrescenta Germano de Oxóssi.
Salvador, na Bahia, abriga a maior festividade em homenagem a Iemanjá do Brasil. As pessoas se vestem de branco e fazem oferendas à rainha do mar em um grande ritual a céu aberto.