Dia de São Jorge: confira a história e oração do Santo Guerreiro - São Jorge e Ogum: sincretismo brasileiro

Além do Brasil, Jorge é padroeiro da Inglaterra, além de ser festejado na Espanha, Portugal, Canadá, Lituânia, Rússia, Bulgária, entre outros. - São Jorge e Ogum: sincretismo brasileiro

Slide 5 de 6

São Jorge e Ogum: sincretismo brasileiro

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

São Jorge é um dos santos com maior devoção no Brasil. Isso é notório com a presença dele em letras de música, sambas-enredo e em outros elementos culturais. Religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, também veneram São Jorge - ali ele tem outro nome: Ogum.

"O sincretismo religioso nada mais é do que uma atualização da fé do conquistado. Quando os portugueses vieram para o Brasil e impuseram a fé católica, os escravos negros de matriz africana adaptaram a fé deles. Então, São Jorge virou Ogum, que é o orixá guerreiro", contou Silva.

Ogum é o orixá que sempre está na frente das batalhas. Conhecido por ser desbravador e destemido, ogum foi responsável por ensinar os homens como trabalhar com fogo e ferro. Ele é representado por uma espada – a mesma que utiliza para atender aqueles que o invocam.

O santo e o orixá são geralmente invocados por aqueles que necessitam de caminhos abertos. As pessoas os invocam para pedir que afastem inimigos, ajudem a resolver alguns problemas de injustiça que acometem alguns dos fiéis.

Com informações do site Eu Sem Fronteiras.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES