Dia do Patrimônio Histórico Nacional: conheça 7 riquezas do Piauí - Oeiras

De Norte a Sul o Piauí possui registros da própria história, que está escrita no patrimônio histórico brasileiro - Oeiras

Slide 4 de 7

Oeiras

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Berço da colonização portuguesa no Piauí, a cidade de Oeiras teve seu surgimento motivado pela criação bovina. Em meados do século XVII, a criação de gado é empurrada pela Coroa Portuguesa para o interior, com o intuito de deixar as terras próximas ao litoral livres para o plantio da cana-de-açúcar, atividade mais lucrativa do Brasil Colônia à época. Com isso, a Coroa portuguesa doa terras no interior do nordeste para a povoação e criação bovina, em regime de sesmarias. 

Sendo assim, dezenas de desbravadores se adentraram pelas terras do interior nordestino ,em busca de terras apropriadas para criar gado. Um desses foi o português Domingos Afonso Mafrense e seu irmão Julião Serra, que são os responsáveis pela colonização das terras onde hoje se localiza o município de Oeiras e a fundação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória.

Foi a primeira capital do Piauí, até que houve a transferência para Teresina. No dia 16 de agosto, 170 anos atrás, as autoridades brasileiras foram comunicadas da mudança. No entanto, a cidade permanece até hoje como uma das localidades mais tradicionais do Piauí, com uma forte cultura, sobretudo religiosa.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES