A Igreja São Benedito foi construída pelo Frei Serafim de Catânia, missionário capuchinho que hoje dá nome à principal Avenida de Teresina, com esmolas e trabalhos do povo. A pedra fundamental foi lançada em 1874, sendo concluída e sagrada em 1886. Ao longo dos anos sofreu muitas reformas que a descaracterizaram, tendo sido o seu tombamento motivado por suas portas externas, esculpidas por Sebastião Mendes, célebre artista nascido no Piauí.
As sete portas, que haviam sido retiradas do templo e levadas para o Palácio Episcopal, foram recolocadas na igreja em 1940. As duas portas internas que ligavam a sacristia ao altar-mor foram substituídas por arcos. Estas foram colocadas nas aberturas externas da sacristia e não foram tombadas. A porta principal é de jacarandá, almofadada com motivos de folhas e flores em alto relevo. Foi pintada de verde na década de 70.
Com o fundo azul esverdeado, tem as cercaduras amarelas, o motivo em folha azul esverdeado e o motivo floral amarelo e lilás. É guarnecida por bandeira em semi-circulo com caixilhos de vidros coloridos. As portas laterais, tanto as próximas às torres quanto as próximas da sacristia, são de cedro com duas folhas almofadadas e motivos de folhas e flores, também em alto relevo. Têm o fundo azul esverdeado, as cercadeiras amarelas, as folhas amarelas e as flores rosa e amarelas.