Nesta quarta-feira (7) é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, uma iguaria apreciada pela maioria das pessoas. Algumas delas, inclusive, sentem necessidade de consumir um tablete todos os dias. No senso comum, existe a ideia de que ele é um vilão para a saúde e piora a acne, por exemplo. Mas será verdade? A médica Fernanda Nichelle, que atua exclusivamente na área estética e está à frente da clínica MAC (Medicine Aesthetic Clinic), esclarece dúvidas sobre o tema.
É verdade que ingerir um quadrado de chocolate por dia faz bem para a saúde da pele? "A gente orienta que o paciente consuma em torno de 30 gramas por dia de chocolate amargo, pois ele tem uma concentração de cacau acima de 70%, e portanto é rico em antioxidantes", afirma a especialista.
Consumir chocolate pode atenuar rugas? Não. Como já dito, o chocolate amargo tem efeito antioxidante e umectante, ou seja, ajuda a manter a umidade natural da pele, o que a torna macia e brilhosa. Mas não há nenhum efeito direto sobre as rugas
O chocolate causa acne? Depende. "Se for um chocolate ao leite, rico em gordura e açúcar, pode piorar [a acne]. Tudo depende do que acrescentam ao chocolate", afirma Fernanda. "O que beneficia é ter uma concentração de cacau acima de 70%, o restante é porcaria", enfatiza.
O chocolate pode ser utilizado em uma rotina de skincare? Sim, por pacientes que têm a pele seca ou estão na menopausa. Nesse caso, deve ser um chocolate com alto teor de cacau e de gordura. "Hoje, o chocolate já é usado por ser rico em zinco e magnésio, por exemplo. Esses minerais beneficiam a saúde da pele" explica Fernanda. A recomendação é que a máscara de chocolate seja aplicada uma vez por semana ou a cada 15 dias. "Mas pacientes que têm a pele muito oleosa e com acne não devem usar", acrescenta.
O chocolate pode prevenir ou diminuir a queda de cabelo? Não. Fernanda explica que o chocolate com grande quantidade de cacau, que é rico em zinco, ajuda no crescimento do cabelo ao ser ingerido. Mas não há nenhum benefício em relação à prevenção de queda dos fios.
O chocolate branco traz algum benefício para a saúde? Não. "O chocolate branco nem deveria ser chamado de chocolate porque tem alto teor de gordura hidrogenada e não tem cacau, mas sim manteiga de cacau", afirma a médica. De acordo com ela, a grande quantidade de gordura hidrogenada pode levar ao aumento da oleosidade da pele e ao aparecimento de acne, além de aumentar o risco de complicações cardiovasculares. A recomendação é que o consumo de chocolate branco seja substituído pelo chocolate amargo.
Quais os benefícios da aplicação direta de chocolate nos cabelos? A ação umectante e a gordura presente no chocolate deixam o cabelo saudável e brilhoso