O peixe é um alimento delicioso e bastante nutritivo, mas deve ser levado em consideração que ele também pode se tratar de uma alimento perigoso. Isso por conta que sempre existe o risco de alguém se engasgar com espinha de peixe e passar por momentos ruis até que tudo seja resolvido.
Você saberia o que fazer para ajudar alguém que estivesse nesse situação?
Antes de fazer alguma coisa, é preciso entender qual o risco que a pessoa engasgada corre. Segundo especialistas, além do incômodo de ter algo pontiagudo e sólido atravessado na garganta, os tecidos do local podem acabar inflamando. O problema é que um inchaço nessa região, dependendo da intensidade, pode dificultar a respiração e causa asfixia, especialmente no caso de crianças. Isso, sem falar que só dificulta a retirada do resíduo.
Então, como fazer o processo da retirada da espinha de uma pessoa engasgada?
Primeiro: tente tranquilizar a pessoa. Normalmente as espinhas são pequenas demais para corta a respiração de cara. O certo é não mexer se ela não estiver visível.
Segundo: Peça para que a pessoa tussa com cuidado. Se a espinha não estiver muito profunda isso pode fazê-la sair. Mas, se a dor se intensificar, fale para ela parar de tossir.
Terceiro: se o resíduo estiver visível na garganta, você pode tentar retirá-la, embora seja arriscado. Esse procedimento deve ser feito com muito cuidado. Use uma pinça grande, de 15 cm a 20 cm, esterilizada com álcool para puxá-la. Um espelho e uma lanterna podem deixar a tarefa mais fácil.
Quarto: dê água para a pessoa. Se a água não resolver, tente fazer a pessoa engolir algo macio, como marshimallows ou pedaços da banana. Arroz bem cozido e purê de batata também ajudam. O truque é que a comida esteja bem umedecida de saliva, azeite ou água para descer na garganta o mais suavemente possível.
Depois de removido, é bom procurar um médico para verificar algum ferimento ou se ficou se a pessoa ficou engasgada por horas. Depois do susto, tomar um banho morno ajuda a relaxar os músculos e aliviar a pressão da garganta, amenizando o desconforto.