Nesta semana, os atores Ashton Kutcher e Mila Kunis, dois grandes nomes de Hollywood, chamaram atenção com uma entrevista. O casal revelou que não tem o hábito de tomar banho diariamente, além de afirmar que não costumam da banhos diários nos filhos. Como é de se imaginar, as declarações geraram polêmica.
Ashton revelou que lava as partes íntimas e as axilas diariamente, mas não toma banho no corpo todo. O ator ainda citou uma marca de sabonetes local e explicou que aquele é o único produto que ele usa nos banhos. Para se livrar do suor e limpar a pele ao longo do dia, o ator tem uma receita simples: água.
A esposa, a também atriz, Mila Kunis revelou seguir o mesmo padrão do marido. A atriz contou que lava as partes íntimas e as axilas todos os dias, mas não toma banhos completos com a mesma regularidade. Uma chuveirada no corpo já é suficiente para atriz no dia-a-dia. Os dois causaram ainda mais espanto ao falar da rotina com os filhos.
Os dois revelaram que não banham os filhos, de 6 e 4 anos, todos os dias. A prática é antiga, já que eles também relevaram que não davam banho diariamente nas crianças quando elas eram recém-nascidas. Os meninos se higienizam diariamente, nas regiões mais delicadas, mas não tomam um banhozão com B maiúsculo todos os dias. Enquanto falavam do filhos, Ashton fez uma ressalva e explicou que a regra é clara: se você pode ver a sujeira, então dê banho neles.
A afirmação do casal gerou muita repercussão, mas será que é tão absurdo assim? Na verdade, não. Muitos especialistas estudam o assunto e as conclusões até são diversas, mas se encontram em uma conclusão comum: não é realmente necessário ao corpo humano que se tome banho todo dia.
ENTENDENDO
A cultura moderna nos faz pensar que banho significa aquele ritual: bucha, sabão e bastante esfregação. No entanto, esse combo não é necessário ao corpo humano. O excesso de produtos químicos, inclusive, pode ser nociva ao corpo. É fundamental para o ser humano a manutenção da higiene, mas estar limpo não é necessariamente o mesmo que estar sempre de banho tomado.
As questões culturais e climáticas também são relevantes. No Brasil enfrentamos, geralmente, temperaturas bastante quentes, o que intensifica a transpiração. A transpiração, por sua vez, gera uma sensação de sujeira e também o mau-cheiro. O resultado disso tudo? Os brasileiros amam banho. No entanto, essa não é a realidade para todo mundo.
Em regiões onde faz mais frio, a relação das pessoas com o banho é muito diferente da nossa. Mas a realidade é que, na maioria dos casos, até mesmo para nós, um banho de cachorro molhado (aquele sem produtos químicos, só com água corrente), geralmente já faz o serviço de tirar o excesso de suor, impurezas, sais, poeira, etc.
Além disso, o nosso corpo possui uma série de microrganismos necessários. A própria pele possui uma série de microrganismos necessários para o funcionamento, que acabam sendo prejudicados pelo excesso de banho.
E AS CRIANÇAS?
Para crianças, a lógica permanece a mesma. Não existe uma regra que exija banhos diários, mas também não há nada que proíba um intervalo maior entre os banhos. O importante é apenas estar atento as necessidades do corpo no aspecto da higiene e, em última análise, fazer aquilo que você se sente bem. A partir dos 11 anos, vale ressaltar, é importante tomar mais cuidados com a higiene e prestar atenção no corpo, para identificar suas necessidades.