Um novo estudo feito por cientistas da Universidade de McMaster (Canadá) concluiu que levantar pesos leves muitas vezes é tão eficaz quanto o levantamento de pesos muito pesados para aumentar a massa muscular. Outra conclusão foi que a força e o crescimento muscular não estão relacionados com a testosterona, o hormônio de crescimento.
Para fazer o estudo, foram acompanhados 2 grupos de levantadores de peso registrando o progresso ao longo de 12 semanas. Durante a pesquisa um grupo estava levantado pesos leves com séries de 20 a 25 repetições, enquanto o outro grupo de levantamento de pesos pesados estava com 8 a 12 repetições.
Depois de analisar os seus músculos e amostras de sangue, os cientistas descobriram que o aumento da massa muscular e tamanho das fibras musculares foi semelhante nos dois grupos.
Os especialistas dizem que o sistema de formação com base em levantamento de pesos leves se torne popular entre os atletas profissionais, afirmando que é uma forma eficaz para fortalecer o corpo, ganhar massa muscular e melhorar a saúde.