A empresa cearense Emape lançou uma nova variedade de capote com genética francesa, voltada para um público exigente. O “Capote do Sertão” foi introduzido no fim do ano no Ceará e tem potencial para ganhar espaço no mercado de aves para o Natal, mas também é vendido durante todo o ano. Atualmente, está disponível em 126 estabelecimentos do Estado, com preço de R$ 30,00 por quilo. (As informações são do Diário do Nordeste)
Atualmente, a produção é de 20 mil quilos por mês. Segundo Pessoa, a capacidade de produção pode ser expandida conforme a demanda das redes de supermercados crescer. "Ainda não está muito grande, mas estamos confiantes, pois esse é um produto que tem um valor afetivo para muitos cearenses".
Técnicas francesa e regional
Embora a produção de ovos seja a principal atividade da Emape, com 940 mil ovos diários no Ceará e na Bahia, a empresa tem uma forte relação com o capote, desenvolvendo tecnologia para sua reprodução e venda de matrizes (pintos). Para produzir 'o capote premium', a empresa trouxe ovos férteis da França.
"Temos toda uma história com o capote e, agora, além de oferecer o produto de fácil acesso para o consumidor, vindo congelado, também queremos reforçar as vendas com restaurantes, trazendo pratos tradicionais com capotes para a gastronomia, como é feito na França, por exemplo, como iguaria".
O capote, ou galinha-d'angola, é apreciado por sua carne saborosa. A Emape trouxe da França o projeto de criação industrial desenvolvido pela Galor, com tecnologia europeia avançada e inseminação artificial, sendo exclusivo na América do Sul.
Lançamento e comemoração de selo ESG
O "Capote Premium" foi lançado oficialmente na última quarta-feira (27), em Fortaleza. A Emape adota práticas ESG no setor avícola, usando galpões automáticos e climatizados para garantir o bem-estar animal, um de seus valores principais.
A empresa foi certificada em ESG pela Fiec e adota iniciativas como o uso de energia solar em suas unidades em Barreira (BA) e Tianguá (CE), reduzindo emissões de carbono e preservando o meio ambiente. Com investimentos em energia limpa, a Emape agora gera 1.215 kW de energia por mês, alcançando 100% de operações sustentadas por fontes renováveis.