Após alguns momentos de exercícios intensos, com certeza você já deve ter sentido essa dor. De repente, ela surge na lateral da sua barriga, e as pontadas fazem com que algo já complicado se torne quase impossível. A culpa nãoé do sedentarismo, pois até atletas de alto nível sofrem com ela.
Existe até algumas técnicas para tentar evitá-la, como inspirar pelo nariz e expirar pela boca, ou não comer nada algumas horas antes do exercício. Mas, nem sempre as táticas funcionam.
Entenda
O nome científico da incômoda sensação é dor abdominal transitória relacionada ao exercício, ou ETAP (Exercise-Related Transient Abdominal Pain), e ela é sentida por aproximadamente 75% das pessoas que praticam corrida de rua, independente do nível. A medicina não possui recomendações sobre como evitar o problema, pois não sabe realmente qual é a causa.
A maior movimentação no tronco aumenta as chances de sentir a dor, por isso são mais frequentes os casos em praticantes de corrida ou natação. Apesar de a ETAP aparecer independente do condicionamento físico, atletas possuem uma menor incidência relativa, mas quando a dor ocorre, a intensidade é a mesma da que sente um atleta de fim de semana.
Estudos e teorias
Existem poucos estudos sobre o assunto. Mas em uma pesquisa, quando atletas foram questionados sobre a dor, metade respondeu como motivo o consumo alimentos ou de bebidas , e um dos estudos existentes comprova isso. Durante os testes, foram fornecidos vários tipos de bebidas, e as que continham alta concentração de açúcar causaram mais dores; já índice de massa corporal, tipo de corpo e gênero não tiveram ligação comprovada com o surgimento da sensação.
Existe também inúmeras teorias sobre, onde algumas delas apontam problemas na postura, excesso de pressão sobre os órgãos ou até falta de sangue para o diafragma.