Mesmo para quem frequenta as praias jamais deve ter observado com calma ou até mesmo se perguntado sobre a existência dos furos em algumas conchas. Pois bem, um m banhista ficou curioso para saber o motivo de algumas conchas que encontrou em uma praia de Adelaide, na Austrália.
Diante disso, compartilhou a imagem em um fórum da rede social Reddit e ficou esperando resposta. Na postagem, o banhista questionou: "O que estes círculos perfeitos estão fazendo nestas conchas?".
Logo em seguida, vários usuários disseram já ter observado a formação e que não sabiam como seria possível um orifício deste tipo ser feito, sem que o restante da estrutura ficasse comprometida.
Mas, a explicação ficou sob a responsabilidade de Culum Brown, professor de ciências naturais da Universidade Macquarie, em Sidney.
Na justificativa, o acadêmico relatou que os furos dessas conchas são bastante comuns e foram feitos por um caracol marinho carnívoro.
Ele disse que "existem muitos caracóis predadores por aí, como os caracóis da lua, que usam sua rádula – língua parecida com uma motoserra – para perfurar as conchas dos bivalves e sugar o interior pegajoso [deles]", conta ele. E complementa: "Não há como entrar em um bivalve quando está fechado, então esses caras simplesmente fazem isso."
Após essa aula de informação, os participantes do fórum se mostraram surpresos com a justificativa: "Isso é moderadamente perturbador e muito legal", disse um internauta. "Caracóis carnívoros. Espero que fiquem na água", argumentou outro.