Você já se perguntou de onde ou como surgiram alguns pratos? Diversos pratos famosos nasceram de erros, esquecimentos ou até mesmo atos de vingança, provando que às vezes a cozinha precisa de um toque de imprevisto para criar algo realmente especial. Vale lembrar que, nem toda história de "invenção acidental" é verdadeira. Algumas são lendas ou mitos que se popularizaram com o tempo.
BATATA CHIPS
Em 1853, o chef americano George Crum do restaurante Moon's Lake House em Saratoga Springs, Nova York, teria criado batatas chips para acalmar um cliente exigente. A versão mais conhecida da história conta que o cliente, Cornelius Vanderbilt, devolvia as batatas fritas por achá-las grossas demais. Crum, irritado, decidiu fatiar as batatas o mais fino possível e fritá-las até ficarem crocantes.
Surpreendentemente, o cliente adorou as batatas finas e crocantes, e o prato se tornou um sucesso imediato no restaurante.
PICOLÉ
A história do picolé começou acidentalmente em 1905, com o menino Frank Epperson e seu suco congelado. Aos 11 anos, morando em Oakland, Califórnia, Estados Unidos, ele teve uma experiência inusitada durante o inverno. Brincando na neve, ele deixou um copo com suco e uma colher na varanda. No dia seguinte, ao verificar o copo, encontrou o suco congelado com a colher presa dentro dele.
FLOCOS DE MILHO
Em 1894, os irmãos John Harvey Kellogg e Will Keith Kellogg, médicos e diretores do Sanatório Battle Creek, em Michigan, nos Estados Unidos, estavam em busca de um alimento "digestível" para seus pacientes. Eles realizaram diversos experimentos com trigo, buscando um substituto para o pão que fosse mais fácil de digerir e absorver nutrientes.
Durante um desses experimentos, os irmãos Kellogg esqueceram um pouco de trigo de molho em água por um dia inteiro. Ao retornarem, perceberam que o trigo havia se transformado em uma massa pegajosa. Tentando moldá-la, eles a assaram em forma de flocos dourados. Para sua surpresa, o resultado foi um alimento saboroso e crocante, que rapidamente se tornou popular entre os pacientes do sanatório.
COOKIES OU BISCOITOS COM GOTAS DE CHOCOLATE
Imagine só saborear um biscoito de gotas de chocolate e descobrir que sua origem foi um "erro": Ruth Wakefield, a criadora, ficou sem chocolate em pó e teve que improvisar com pedaços picados, dando origem à delícia que tanto amamos.