Chamada de Estátua da Unidade, ela finalmente foi inaugurada nesta quarta-feira, 31 de outubro, em uma pequenina ilha nas proximidades da represa Sardar Sarovar, no distrito de Narmada, distante pouco mais de 1 mil km de Nova Déli.
A estátua possui 182 metros de altura – mais de 6 vezes o tamanho do Cristo Redentor, contando apenas a imagem – e homenageia Vallabhbhai Patel, conhecido como Sardar Patel, que viveu na Índia entre 1875 e 1950, ocupando o primeiro posto de primeiro-ministro do país, após a unificação dos estados independentes. Com seu tamanho espetacular, a Estátua da Unidade desbancou a do Buda do Templo da Primavera, na China, que era a mais alta do mundo até então, com 128 metros de altura (com o pedestal chega a 153 m).
Feita com 210 mil metros cúbicos de concreto e revestida com mais de 3 mil toneladas de bronze, a Estátua da Unidade é um grande marco da engenharia, já que demorou muito tempo para sair do papel de maneira segura. A pedra fundamental foi colocada no terreno em 2013, como falamos lá em cima, mas a construção em si foi em tempo recorde de apenas 33 meses.
Ela ficou pronta a tempo das comemorações de nascimento de Sardar Patel, que nasceu há exatos 143 anos. O escultor indiano Ram V. Sutar foi o responsável por dar forma ao rosto do homenageado, tendo consultado mais de 2 mil fotos de arquivo para conseguir ser o mais fiel possível a Sardar Patel.
A imponência também tem seu custo, que foi estimado em 300 milhões de dólares. Além de todo o material, a estátua precisava suportar ventos de até 130 km/h e terremotos de até 6,5 graus na escala Richter. A ideia era fazer com que a imagem de Sardar Patel estivesse caminhando em direção ao rio Narmada.