
A Alemanha está testando uma estrada diferente: ao olhar para cima, o motorista se depara com uma série de equipamentos que não têm qualquer serventia para veículos comuns. Os cabos servem para carregar caminhões elétricos enquanto eles estão em movimento — e são uma aposta do governo para reduzir emissões de carbono.
A tecnologia é chamada de eHighway e envolve veículos especiais com hastes condutoras no topo para receber a eletricidade; para isso, precisa estar a menos de 90 km/h. O trecho especial da estrada fica próximo a Frankfurt, tem 9,6 km e foi inspirado nas linhas de trens elétricos. Durante o trajeto nesse setor, o caminhão consegue rodar apenas usando eletricidade. Quando a via termina, ele precisa voltar para o motor híbrido, mas já com a bateria recarregada.

(Fonte: Siemens/Reprodução)
O vídeo abaixo explica o funcionamento do projeto e uma de suas possibilidades: conectar polos industriais e portos, economizando ao máximo as fontes alternativas de combustível. Segundo a empresa, até 20 mil euros em combustível podem ser economizados a cada 100 mil km percorridos.
Ao todo, 14 milhões de euros foram investidos no projeto, que está em fase de testes até 2022, e mais 70 milhões no desenvolvimento do caminhão com o equipamento de recarga. Se aprovada, a estrada deverá ser ampliada para mais pontos do país.