De acordo com um artigo publicado no dia 16 de março de 2015 na revista Clinical Anatomy, os dedos das mãos de um homem podem dizer muito sobre o risco de ele poder ter esquizofrenia. A pesquisa foi feita por cientistas turcos entre 2012 e 2013 e conclui que o comprimento do dedo indicador com relação ao anelar pode dizer muita coisa.
Para que a pesquisa fosse realizada, ela precisou contar com a colaboração de 103 pacientes com esquizofrenia confirmada e de 100 homens que não tivessem nenhum problema de saúde. Os pesquisadores mediram o dedo indicador e anelar de cada um dos participantes e finalmente encontraram uma diferença significativa entre eles.
Resultado da pesquisa
Segundo os cientistas que participaram dessa pesquisa, a diferença entre os dedos da mão direita de um homem esquizofrênico é significativamente maior do que a dos homens sem problemas de saúde. O estudo constatou que o dedo anelar deles é mais curto do que o indicador. Já na mão esquerda, essa relação é mais baixa do que os homens saudáveis.
E por que isso acontece? Pesquisas anteriores já comprovaram que níveis elevados de testosterona e outros hormônios podem afetar várias coisas no funcionamento do corpo humano. Aquele que afeta o cérebro e causa esquizofrenia e outras doenças mentais são os mesmos que interferem no desenvolvimento e crescimento dos dedos.
E será que isso é realmente verdade?
Apesar de ser o primeiro estudo que relaciona os dedos com a esquizofrenia, esse tipo de pesquisa já foi realizada anteriormente com outras coisas. Por exemplo: alguns cientistas já identificaram ligações entre o tamanho dos dedos e agressividade física, desempenho acadêmico, doenças do coração e até mesmo orientação sexual.
Porém, a pesquisa foi realizada apenas com homens, ou seja, se você é mulher, não adianta olhar para a sua mão nesse momento, não há nada que comprove a relação entre os dedos e esquizofrenia nas mulheres. Além disso, segundos os pesquisadores, vários outros estudos precisam ser feitos para que tudo isso seja realmente concluído.