O vídeo foi publicado no canal do YouTube pertencente a Universidade de Harvard, onde experimentos e demonstrações de lições em ciências são apresentados constantemente. Tal fenômeno de levitação magnética foi descoberto em 1933, por dois físicos alemães, Walther Meissner e Robert Ochsenfeld. O evento ficou conhecido como efeito de Meissner-Ochsenfeld.
No caso, cubo magnético de neodímio pode ser visto flutuando sobre uma superfície de óxido de cobre-ítrio, também conhecido como YBCO, dentro de um copo de isopor. Nitrogênio líquido é derramado lentamente sobre o YBCO que, enquanto esfria, faz com que o disco se torne um supercondutor, fazendo o cubo levitar.
Assista:
Por que o cubo flutua?
Segundo um artigo publicado na revista Scientific American, a levitação magnética ocorre quando um material é frio o suficiente para se tornar um supercondutor. Quando as temperaturas são normais, os campos magnéticos passam pelo material normalmente. Uma vez que este material é frio o suficiente para apresentar uma supercondutividade, tais campos são expelidos.
Assim, os campos magnéticos que estejam passando, devem se mover ao redor dele. Quando o imã então é colocado sobre o material supercondutor na temperatura necessária para isso, o supercondutor afasta seu campo, agindo como um imã de mesmo polo, fazendo com que o objeto seja repelido, ou seja, flutue. Nenhum truque de mágica, apenas ciência.