O ponto onde provavelmente caiu a aeronave israelense Beresheet na Lua foi visualizado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Imagens da agência mostram o local onde a nave deveria ter pousado, como parte da missão da SpaceIL - organização sem fins lucrativos que coordenou a operação junto com a Israel Aerospace Industries. As informações são do G1.
Em 11 de abril, a Beresheet chegou à superfície lunar, mas por causa de falhas nos motores não foi capaz de realizar um “pouso suave”, e terminou se chocando contra o astro. A missão foi a primeira realizada pela iniciativa privada com o objetivo de pousar na Lua e custou cerca de US$ 100 milhões (R$ 380 milhões), o que é considerado pouco para esse tipo de projeto.
Segundo a Nasa, a foto acima, divulgada na quarta-feira (15), mostra o local provável onde a Beresheet caiu, uma região da Lua chamada de "Mar da Serenidade", uma antiga região vulcânica da Lua.
A câmera LROC, da Nasa, que está a 90 km da superfície da Lua, capturou a imagem de uma mancha escura com cerca de 10 metros de largura, indicando o ponto do impacto. A aeronave, que tem o tamanho próximo ao de uma lava-louças, não aparece nas fotos.
Clique no gif abaixo para ver o "antes e depois" da superfície lunar e a pequena cratera criada pela Beresheet. A foto do "antes" é de 16 de dezembro de 2016.
Antes do choque, a nave perdeu comunicação com a Terra. Mais tarde, a SpaceIL, confirmou no Twitter que o time israelense "chegou perto, mas não teve sucesso com o processo de pouso" na Lua.