Comeu uma deliciosa refeição e, meia hora depois, está sofrendo com dor na região abdominal e estufamento: isso são gases.
O mal pode ser definido como bolhas de ar produzidos naturalmente pelo intestino de forma involuntária. Porém, há alguns alimentos que estimulam a flatulência, provocando forte incômodo.
Ervilha, feijão, repolho, brócolis, couve de Bruxelas, alcachofra, ovos e refrigerantes são alguns exemplos que, quando consumidos, fermentam no intestino e aumentam a produção de gases. Por este motivo, a ingestão destes produtos deve ser evitada ou consumidos em pouca quantidade.
Mas tudo depende da sensibilidade de cada indivíduo, pois alguns se incomodarão mais do que outros, após o consumo de determinados pratos. Vale ressaltar: os alimentos, em bebês, podem ser mais severos e estimular as cólicas, tão comuns na primeira infância, sobrecarregando o intestino que ainda está em processo de amadurecimento.
Por isso, a importância de respeitar a orientação do pediatra ao incluir certos ingredientes nas refeições de crianças menores de um ano, que sofrem mais com os gases. Muitas vezes, basta a mãe diminuir a ingestão e prevenir a flatulência e as cólicas do seu filho.
Em alguns casos, a utilização de medicamentos alivia os sintomas. Uma boa sugestão para bebês, crianças e adultos é o Flatuliv, novidade do Genomma Lab. O uso de apenas algumas gotas já alivia todo o desconforto.