Um gatinho macho passou por um cirurgia para a remoção do pênis e agora faz xixi como uma fêmea. O motivo da cirurgia tão radical e incomum, que aconteceu no condado de Cheshire, na Inglaterra, foi um cálculo renal que bloqueava a passagem da urina pela uretra, ligação entre a bexiga e o pênis.
Segundo a Dra. Sarah Bruce, veterinária que comandou a operação, o procedimento chamado de uretrostomia perineal, é "um pouco parecido com a redesignação de gênero". A dona do gato, Zoe Philpott, afirmou que, apesar disso, ela ainda continuará chamando o gato pelos pronomes masculinos.
O procedimento pelo qual o gatinho Piglet passou reconecta a uretra a uma nova abertura na pele, altura do períneo, região entre os órgãos genitais e o ânus, para que a urina possa ser excretada sem passar pela uretra bloqueada. O novo orifício também será utilizado como meio de saída da ejaculação do bichano.
— A cirurgia envolveu tornar a anatomia mais feminina, então agora ele urina como uma menina. No geral, é um caso execpional, mas que teve um resultado positivo. Quando Piglet chegou, ele tinha um cálculo alojado no final do pênis ( na uretra). Nós poderíamos ter sacrificado ele ou realizar uma cirurgia radical para remover o pênis, onde a pedra estava presa, porque não conseguimos eliminá-la das outras formas — contou Dra. Bruce, que só havia realizado o procedimento uma vez antes de Piglet.
A dona de do gato, Zoe Philpott, disse que não se arrepende de ter autorizado a cirurgia em seu animal, que estava ficando debilitado devido ao cálculo.
A veterinária aproveitou o caso inusitado para levantar um alerta aos donos de gato.
— Eu acho que vale a pena fazer uma conscientização sobre problemas de cálculo renal porque é muito comum em gatos machos. Eu alertaria os donos para levá-los correndo ao veterinário se eles apresentarem problemas para urinar, como a senhorita Philpott fez neste caso, porque pode acarretar em problemas mais graves.