O gato que tem o nome de Bronson foi deixado em um abrigo de animais no estado de Michigan, nos EUA, após seu dono morrer. Ela estava pesando 15kg, quase 3 vezes a mais que a média ideal para a sua idade e estrutura óssea. Ele estava com tanto peso que mal conseguia se movimentar ou brincar.
O bichando foi adotado por um casal logo após chegar ao abrigo que o colocou imediatamente em uma dieta para tentar reverter anos de hábitos errados que provavelmente foram colocados por seu antigo dono que era idoso e o alimentava várias vezes ao dia com rações supercalóricas sem imaginar que estaria fazendo mal ao animal.
Brosson passou por exames de sangue que nos mostraram alteração responsável pelo sobrepeso, por isso o pessoal do abrigo deduziu que era apenas por conta de habitos de seu antigo dono.
Desde que foi adotado, o gato já perdeu 1,5 kg após trocar ração seca pela úmida e ter à sua disposição apenas 375 calorias por dia.
Um dos problemas provenientes de tanta alimentação é que Bronson está com um dente quebrado que precisa ser retirado com uma certa urgência. Porém, com seu tamanho fica impossível fazer a cirurgia, já que a anestesia não surtiria nenhum efeito. O gatão faz exercícios de hidroterapia para ajudar a emagrecer e agora começará a fazer caminhadas com seus donos, já que tem conseguido melhorar sua locomoção.
Normalmente, animais seguem o instinto de: “se tem comida, vou aproveitar”. Na natureza, nem sempre o alimento é abundante. Por isso, se você superalimenta um gato ou um cachorro, ele pode não entender o conceito de saciedade e comer tudo que tiver disponível. E mesmo que seu bichinho implore por comida, normalmente ele faz isso mais por hábito do que por necessidade, então, controle-se! Bronson está se acostumando na marra a emagrecer, mas ele poderia não precisar passar por isso se nunca tivesse engordado tanto.