O girino que você verá logo a seguir foi encontrado em uma lagoa rasa do Arizona, nos Estados Unidos. E apesar do tamanho, ele é apenas um filhote. Segundo Mindy Weisberger, do site Live Science, o anfíbio pertence à espécie Lithobates catesbeianus, nativa da América do Norte, e os indivíduos adultos podem chegar a medir por volta de 20 centímetros de comprimento e bater entre 1 e 1,5 quilo na balança.
Conhecidos como rãs-touro-americanas, esses animais gigantes geralmente produzem girinos impressionantes, quando comparados com os “filhotes” de outras espécies. Porém, nada se compara a criatura batizada de “Golias”, encontrada no Arizona.
Ele possui aproximadamente o dobro do tamanho de uma latinha de refrigerante, e foi achado em meados de junho, enquanto um grupo de biólogos capturava as rãs-touro, pois elas são uma espécie invasiva na região.
Tamanho fora do normal
Ainda de acordo com Mindy, os pesquisadores acreditam que ele possa sofrer de algum desequilíbrio hormonal, que por sua vez, seria o responsável por fazer com que Golias cresça mais do que o normal. Aliás, se esse for mesmo o caso, os pesquisadores pensam que a condição não permitirá que o girino conclua a metamorfose e se “transforme” em sapo (ou rã-touro), e que ele pode continuar crescendo.
Isso é bastante ruim para Golias, já que, por outro lado, ao não concluir o processo natural pelo qual esses anfíbios passam e continuar aumentando de tamanho, seu sistema cardiorrespiratório terá problemas para se manter trabalhando de forma eficiente. Logo, por ser grandalhão, o girino poderá capturar mais alimentos do que seus “irmãos” menores.
Os biólogos levaram Golias a um laboratório e devem conduzir uma porção de estudos e levantamentos para descobrir o que está provocando o supercrescimento do bicho, e os resultados serão publicados em um estudo.