Dormir é muito importante porque afeta todos os aspectos de nossas vidas. Diante disso, é vital para regular nossas emoções, peso, sistema imunológico e funcionamento cognitivo. Quando não dormimos o suficiente, podemos nos sentir péssimos. Dra. Alice Gregory, cientista do sono, lançou algumas dicas:
Todo mundo precisa de oito horas?
Isso é um mito. As pessoas variam enormemente em termos de necessidades de sono. Algumas pessoas administram perfeitamente bem com menos de oito horas, enquanto outras precisam de mais.
Consistência é a chave
Siga uma rotina com horários consistentes para dormir e acordar. Seu corpo precisa saber o que deveria estar fazendo e quando deveria estar fazendo. Isso é importante para todos nós, incluindo bebês e crianças pequenas. Se a noite é sempre 'história, banho, cama', então eles sabem o que esperar.
Precisa saber…
Se você não consegue dormir, levante-se e faça algo diferente.
Atenha-se a horários consistentes para dormir e acordar - sim, mesmo no fim de semana!
Não importune os adolescentes por serem preguiçosos, seus relógios biológicos são diferentes dos dos adultos.
É normal acordar durante a noite
A maioria das pessoas simplesmente volta a dormir sem perceber. Se você não consegue voltar a dormir facilmente ou se tem dificuldade para cochilar, não fique deitado. Levante-se e faça outra coisa. É importante associar a cama ao sono e não a estar mentalmente desperto.
Os hábitos diurnos são importantes
O exercício ajuda e é uma boa ideia evitar a cafeína e o álcool. Para algumas pessoas, até a cafeína pela manhã pode afetar seu sono muito mais tarde. E embora um pouco de álcool possa fazer você se sentir sonolento, também pode acordá-lo durante a noite porque faz você precisar ir ao banheiro.
O estresse tem um grande efeito no sono
É provavelmente uma das razões pelas quais tantas pessoas relataram sono insatisfatório durante a quarentena. Caminhadas, relaxamento muscular e exercícios respiratórios podem ajudar, mas também há dados que sugerem que escrever uma lista antes de dormir pode ajudar a aliviar o estresse do dia e ajudar no sono.
Observe seu tempo na tela
Tente evitar eletrônicos por uma ou duas horas antes de dormir. Isso ocorre porque o conteúdo pode ser excitante e porque a luz é o fator mais importante para acertar nosso relógio biológico interno. A luz azul em particular é perturbadora para a melatonina, que é o hormônio que ajuda nosso corpo a dizer quando é hora de dormir. Se você usa o telefone, diminua o brilho e use uma configuração noturna que filtre a luz azul.
Fique calmo
Mantenha a temperatura ambiente em torno de 16 ° C a 19 ° C. Pode parecer um pouco ártico, mas a temperatura interna do corpo cai pouco antes de dormir, então se o quarto estiver muito quente pode dificultar o sono.
Dê um tempo aos adolescentes
Os adolescentes não estão sendo preguiçosos. Eles estão fazendo exatamente o que sua biologia está pedindo - ficar acordados e acordar mais tarde. É uma pena que as escolas exijam um horário de início tão cedo. Durante a quarentena e as férias, muitos adolescentes conseguiram voltar ao seu padrão natural de sono, então isso levanta a questão: é hora de mudar!