Ziraldo, renomado desenhista e escritor responsável por personagens emblemáticos como os de "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", nos deixou aos 91 anos neste último sábado (6), em Lagoa, Rio de Janeiro. Além de cultivar um legado repleto de admiração e histórias cativantes, Ziraldo era reconhecido por seus vizinhos devido a um hábito peculiar.
O síndico do prédio onde Ziraldo morava contou como era conviver com o hábito. “Quando ele descia de madrugada, assobiando, a gente já sabia que ele estava indo ao estúdio criar”, contou Sérgio Ribeiro à Band.
Ziraldo trabalhava em um ateliê na frente do prédio em que morava. O assobio, agora, não será mais ouvido, mas irá continuar ecoando por gerações. Para o sobrinho, André Alves Pinto, a arte que Ziraldo deixa se torna uma responsabilidade para a família. “Ele deixa uma herança para a gente, que, assim, é uma responsabilidade muito grande”, pontuou à Band.
O QUE OCORREU: Aos 91 anos, Ziraldo faleceu após enfrentar um agravamento em sua condição de saúde. Durante o período de 2018 a 2022, ele sofreu três AVCs e nos meses finais estava confinado à cama, dependendo de alimentação por sonda. Em 2019, mesmo com restrições de saúde, ele contribuiu com conteúdo em vídeo para a Bienal, já que não pôde participar presencialmente pela primeira vez.