O alpinista francês Alain Robert, conhecido como “Homem-Aranha”, acaba de escalar um arranha-céu de 48 andares em Paris, na França, como parte de uma promessa que havia feito quando atingisse 60 anos. Ele ganhou o apelido do famoso personagem dos quadrinhos da Marvel por subir nos edifícios mais altos do mundo, muitas vezes sem permissão.
Como mostra o jornal britânico The Guardian, no último sábado (17/9), Alain se vestiu todo de vermelho para chegar ao topo do arranha-céu Tour Total, de 187 m, localizado no distrito comercial de La Defense, na capital francesa.
“Quero enviar às pessoas a mensagem de que ter 60 anos não é nada. Você ainda pode praticar esportes, ser ativo, fazer coisas fabulosas. Prometi a mim mesmo há vários anos que, quando chegasse aos 60, subiria aquela torre novamente, porque 60 simboliza a idade da aposentadoria na França e achei que era um toque agradável”, comenta o “Homem-Aranha” francês ao jornal britânico. Ele completou 60 anos em agosto.
Alain Robert começou a praticar alpinismo em 1975, treinando nas falésias perto de sua cidade natal, Valence, no sul da França. Mas apenas em 1977 começou a escalar sozinho e logo se tornou um dos principais escaladores do mundo.
Desde então, o “Homem-Aranha” francês já escalou mais de 150 estruturas famosas e imponentes de diferentes países, incluindo o arranha-céu Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes – o edifício mais alto do mundo. Ele também já foi flagrado subindo a Torre Eiffel e a ponte Golden Gate, de São Francisco (EUA).
Essas escaladas sem autorização o levaram para a prisão inúmeras vezes, conta o The Guardian. Alain escala sem cinto, usando apenas as mãos, um par de sapatos especiais e um saco de pó de giz para enxugar o suor.
VEJA O VÍDEO