No inicio de Dezembro o Facebook anunciou que passará a usar tecnologia de reconhecimento facial para que o usuário saiba todas as vezes que uma foto com seu rosto é postada na rede social. Essa função agradou uma pessoa em especial, Jonathan Hirshon, ele está há 25 anos anônimo na internet. Ou seja, apesar de ter perfil na rede , há mais duas décadas ele não publica nenhuma foto de seu rosto.
Hirshon tem mais de 3.000 amigos no Facebook e atualiza seu perfil diariamente com informações pessoais. Uma foto de seu rosto, no entanto, nunca foi publicada na internet. Para ele, a decisão foi uma maneira de "gritar ao mundo que tenho privacidade".
"Decidi compartilhar tudo sobre mim, exceto meu rosto. Meu rosto é minha essência de individualidade, e eu me recuso a renunciar à última informação identificável que posso controlar", explica.
Mas como Hirshon escapa de fotos com amigos ou em multidão, por exemplo? "Aprendi a sempre virar o rosto quando estou em uma multidão", ele responde.
Frequentemente, Hirshon fala em conferências, eventos que ele considera de "alto risco" para sua cruzada pelo anonimato. Ele sempre pede para que os organizadores dos encontros lembrem o público de que ninguém pode tirar ou publicar uma foto dele na internet: “Continuar anônimo é um trabalho difícil. Mas venho conseguindo e me orgulho disso”, diz ele.