Fabio Stabile, de apenas 29 anos, contraiu uma ameba rara na piscina de um hotel do Texas, nos EUA. De acordo com informações do jornal americano Galloway Patch, o rapaz foi direto para a UTI logo após o diagnóstico da doença.
Um dia depois do mergulho e ainda sem saber do que sofria, o homem fez reclamações sobre uma forte dor de cabeça. Na ocasião, Stabile tomou remédios e foi dormir, mas quando acordou no dia seguinte, a dor de cabeça ainda estava lá, ainda mais forte.
Ele tomou mais remédios e voltou a dormir. Quando sua mãe foi checar a sua situação, ele não conseguia se levantar e nem falar de forma coerente.
Então, o rapaz foi levado a um hospital, onde todos os sintomas apontavam para uma meningite bacterial. Mas o tratamento não estava surtindo efeito e sua condição começou a piorar
Ele fez o teste para diversos tipos de doença, sem chegar a uma resposta conclusiva. Apenas 4 dias depois, foi descoberta a ameba Naegleria fowleri no corpo do rapaz. Mas já era tarde demais e no dia seguinte Fabio Stabile faleceu. Os amigos do rapaz criaram em sua homenagem um instituto de conscientização sobre a rara doença.