Uma pedra de 200 anos vem causando uma confusão, isso porque ela servia como marcador da fronteira entre a Bélgica e a França, e foi movida cerca de 2,2 metros de seu lugar original, o que causou, além de risadas, uma situação incomum: a "redefinição" da fronteira entre os dois países e a "redução" do território francês.
Um fazendeiro belga, aparentemente irritado com a rocha em seu caminho, atrapalhando o dia de trabalho em seu trator, a moveu para dentro do território francês.
A confusão foi descoberta em abril, na divisa entre as cidades Bousignies-sur-Roc, na França, cerca de 260 quilômetros a nordeste de Paris, e Erquelinnes, 90 quilômetros ao sul de Bruxelas, na Bélgica. A mudança de local foi descoberta por um grupo de pesquisadores que estuda e conhece as fronteiras.
Ao caminharem por uma floresta em território rural francês, eles perceberam algo de errado com a rocha, que não estava em seu lugar original como marcador de limite da fronteira.
A situação foi recebida por ambas as partes com humor. Lavaux e outras autoridades belgas vão entrar em contato com o fazendeiro, ainda não identificado, por meio de uma carta formal na qual pedirão que ele coloque a pedra no lugar novamente.
Caso não faça, o homem pode enfrentar acusações criminais, segundo o jornal New York Times. Se não houver acordo, Lavaux disse que vai recorrer ao Ministério das Relações Exteriores da Bélgica, que poderia criar uma comissão franco-belga para resolver o problema na fronteira, algo que não ocorre desde 1930.