Aos 18 anos, o chinês Li Hua foi diagnosticado com espondilite anquilosante. A doença é uma artrite inflamatória que afeta a coluna vertebral e outras grandes articulações, o que deixa o paciente com uma postura curvada e dores agudas nas costas. No caso de Lin, hoje com 46 anos, a doença tomou proporções sinistras e o deixou MUITO curvado, a ponto dele só conseguir enxergar as próprias coxas e joelhos. Com informações do R7.
Ele não tinha dinheiro para ser tratado e enfrentava dificuldades para comer e beber também. Segundo a mídia chinesa, Lin viveu assim por 28 anos e precisava de ajuda.
E aí entra em cena o médico Tao Huiren, especialista em problemas de coluna, e uma equipe do Hospital Geral da Universidade de Shenzhen. Apesar de especialista nesse tipo de problema, Tao afirmou que nunca viu um caso tão grave e extremo como o de Lin.
Foram quatro cirurgias ao todo e, pela primeira vez em quase três décadas, Lin conseguiu ficar ereto de novo. Mas Tao, o médico que o operou, afirmou que não operar também era um risco, Tudo porque a pressão sobre o coração e os pulmões aumenta muito com a curvatura da coluna, o que aumenta também as chances de infartos e problemas respiratórios graves.
Os médicos afirmam agora que a cirurgia foi um sucesso e Lin andará sem a ajuda de andadores em dois ou três meses.