Iceberg gigante se separa de placa de gelo na Antártica

Pesquisadores afirmam que esperavam a separação há anos e que não há evidência clara de que o evento tenha sido causado por mudanças climáticas

Iceberg | Iceberg
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um iceberg gigantesco se separou na última sexta-feira (26/2), da parte norte da placa de gelo de Brunt, localizada na Antártica. O pedaço de gelo de cerca de 1.270 km² é bem maior que a cidade de Nova York (EUA), que tem 783,8 km². 

A separação se deu nas proximidades da estação Halley, da Base de Pesquisa Antártica Britânica (British Antarctic Survey - BAS), que está fechada desde o início do mês, quando uma equipe de 12 cientistas deixou o local, de acordo com nota da BAS.

Iceberg (Foto: reprodução Youtube)

O processo de separação é conhecido como calving. Ele consiste na ampla quebra da placa de gelo a partir de uma rachadura. Essas imensas placas de gelo como Brunt são formadas por partes de geleiras do continente que "caem" no oceano. Uma delas afundou o famoso Titanic em 1912, em sua viagem inaugural, de Southampton (Inglaterra) a Nova York (EUA). O novo iceberg pode representar também perigo para embarcações.

Placa de gelo gigante (Foto: reprodução YouTube)

Havia anos que cientistas vinham esperando que um grande iceberg se soltasse de Brunt, por causa das rachaduras que se formaram, chegando a atingir em determinados pontos, 150 metros de largura. Observe abaixo a extensão do fenômeno:

Iceberg (Foto: reprodução)

Em novembro, uma nova rachadura começou a se aproximar de outra grande rachadura, crescendo cerca de um quilômetro por dia em janeiro, quando o processo se acelerou até completar a separação.

"Nas próximas semanas ou nos próximos meses, o iceberg pode se mover ou pode encalhar e permanecer perto da plataforma de gelo de Brunt", disse Jane Francis, diretora da BAS.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES