Depois de três horas viajando num pequeno barco você chega na Isla de las Muñecas, que te recebe com vários pares de braços vindos de todos os lugares. É o cartão de boas vindas do lugar turístico mais macabro da região. Informações do R7.
Algumas têm membros decapitados, estão sem roupas e com olhos enegrecidos. De acordo com o site oficial da ilha, o lugar é assombrado pelo espírito de uma garotinha que foi encontrada morta boiando no rio em circunstâncias misteriosas.
Hoje em dia existe apenas um morador e a tradição das bonecas veio de um membro de sua família. Instantes depois de se deparar com a garota, Don Julian Santana Barrera viu uma boneca que apareceu boiando, provavelmente sua dona era a falecida menina.
O homem, para honrar a garota, pendurou a boneca. Diz a lenda local, as bonecas sussurram entre si, virando as cabeças e abrindo os olhos. Um santuário acabou sendo construído no local onde a primeira boneca foi pendurada.Na época, os moradores gostaram da ideia e passaram a fazer doações de bonecas.
Mas há também quem diga que as bonecas passaram a surgir espontaneamente pelos cantos, e Don Julian pregava elas em árvores e galhos.Uma equipe da Record já esteve lá para conhecer melhor a história e você pode ver o vídeo na íntegra aqui.Fica localizada a 24 km da cidade do México, entre os canais de Xochimilco, importante sistema de transporte via água construído pelos astecas.
A visita ao local é comum em outubro, na celebração do Dia de los muertos, o equivalente ao Halloween americano.
Há quem diga que tudo não passou de um devaneio do homem, que encontrou uma saída para sua solidão e alavancou a popularidade do local. Provavelmente, nós jamais saberemos. Todos esses segredos jazem nas margens da Isla de las Muñecas.